Renata Gaia – Escola Evolutiva

A Subutilização do Poder Mental

Muitas vezes sentimos a necessidade de mudança. Sentimos que onde estamos não é mais o nosso lugar, que existe algo dentro de nós que clama por mudança de hábitos, de postura, de consciência, de vida. No entanto, passamos por certas dificuldades para realizar aquilo que verdadeiramente a nossa alma precisa. É como se existissem vários nós que nos incomodam, mas não conseguimos desatar e ficamos presos.

A Espiritualidade nos convida a refletir sobre esses nós difíceis de desatar quando decidimos mudar. O que nos empaca fazendo com que não consigamos utilizar genuinamente o poder mental? Parte da humanidade tem sido emudecida pelo próprio ego na subutilização do poder mental. Ou seja, tem utilizado a mente em troca de migalhas materiais. Buscam estratégias para conseguir poder, fama, dinheiro, seguidores e admiração. O canto das ilusões tem superado a busca por aquilo que é verdadeiro.

 Se desejamos estar no verdadeiro estado do que é ser um ser humano, precisamos nos afastar do estado egóico e, dessa maneira, deixamos de subutilizar a mente e passamos a desenvolvê-la para algo maior. Algo além das coisas passageiras e ilusórias. Esse é o caminho para que a humanidade consiga sair do estado material e transitar para um processo de crescimento, de forma que o ser humano viva mais livre e mais leve. 

A Espiritualidade nos chama a atenção para aquilo que é “superperfeito”: a integridade do ser, a essência inteira vivida em cada um de nós. Somos inteiros quando a vida que escolhemos reflete verdadeiramente quem somos. Para isso, precisamos analisar o que aprisiona a nossa alma e nos faz deixar de sermos inteiros na nossa trajetória. A busca pelo aperfeiçoamento enquanto um ser humano consiste em deixar o passado para trás e seguir, hoje, em constância e disciplina, buscando o autoconhecimento para se manter inteiro, íntegro.

A energia da restauração e da sabedoria nos mostra o ponto egocêntrico das nossas questões internas. Perceba que atrás de cada problema existe o egoísmo, o estado egóico que nos impede de enxergar com clareza as coisas. Quando identificamos onde está o egocentrismo dentro da nossa lista de problemas, a maioria desses problemas deixam de existir, pois, a partir disso, podemos ver a atuação da manipulação através do nosso egocentrismo. Sendo assim, os problemas caem por terra, visto que assumimos a nossa responsabilidade naquilo que atribuímos ao outro ou aos fatores externos. Quando a faixa do ego que nos impede de ver claramente cai dos nossos olhos, somos capazes de tomar as decisões que verdadeiramente condizem com aquilo que queremos.

Diante do exposto, a Espiritualidade nos adverte a buscar e utilizar o conhecimento que nos torna melhores a fim de fortalecer a alma no que é eterno a partir do desenvolvimento do poder mental. O poder que é capaz de identificar as baixas emoções e transmutá-las em virtudes.

 

 

“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”  Sócrates

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *